A ameaça vem do Nordeste. Globo quer aniquilar a TV Diário
Por Tiago Viana
A TV Diário é uma emissora de televisão aberta surgida no Ceará que com ousadia e disposição vem exibindo uma programação produzida a distancias do eixo-emissor da comunicação brasileira. De certa forma é um dos únicos focos de resistência na comunicação televisiva do Brasil, diante a agressividade das redes formadas a partir do sudeste. Chega a ser um exemplo de competência (mesmo com a qualidade de sua programação questionada, porque “reproduz”, com o sotaque e o jeito cearense de fazer, muita anormalidade assistida nas emissoras sulistas ditas “donas do Brasil”).
Ligada ao Sistema Verdes Mares de Comunicação, forte grupo econômico cearense, que também administra a afiliada da TV Globo em Fortaleza. Este mesmo grupo está prestes a colocar uma nova afiliada da Rede Globo, desta vez no Juazeiro do Norte (interior cearense).
O dilema mais que problemático está ai, na mesma casa que acolhe duas emissoras afiliadas da Globo, tem levado em diante o projeto polemizado e ameaçador que é a TV Diário. A emissora cearense cresceu muito em proporções de audiência em todo o Brasil, e agora ameaça determinados nichos de mercado da poderosa emissora sulista (que não pretende ceder espaço aos concorrentes, já que a Rede Record vem aos poucos deixando a Globo para trás, imagina se surge mais uma poderosa em pleno Nordeste?).
Não há clausula no contrato da TV Globo com as afiliadas que citem este item de que é proibido o mesmo grupo possuir outra emissora via satélite para todo o Brasil, entretanto, como a ameaça de perda de pública da Globo agora é uma realidade, esta emissora sulista de TV está pressionado os membros da TV Diário (os seus diretores e todo o seu cast de apresentadores) no sentido de que a TV Diário deixe de ser exibida em rede nacional (via satélite).
O objetivo da Rede Globo é “cortar o mal pela raiz”, é proporcionar um desmonte em tudo o que a TV Diário já conquistou, em poucos anos de vida. A TV do Nordeste corre o risco de ser transmitida apenas em caráter local e alguns pontos do interior do Ceará. Tudo por conta do medo da Globo de perder espaço, audiência, e assim, perder parte dos seus lucros, com a baixa no preço dos anúncios nos blocos de comerciais e patrocinadores.
Os donos do Sistema Verdes Mares e o enigma da censura: seria mais viável financeiramente se aventurar no risco da conquista através da TV Diário em rede nacional, e desta forma perder de vez as duas fortes emissoras afiliadas da Rede Globo no Ceará? Ou ficar engolindo sapo dos inescrupulosos sulistas e fazer a coisa da forma que eles querem, agüentando as chicotadas calados, e ficar com a margem de lucro pequena na TV Diário, mas se manter com a certa arrecadação constante das duas emissoras globais no Ceará? Diante o caos da escravidão do poder financeiro foi que ontem (20/02) aconteceu uma reunião turbulenta na cúpula da TV Diário (a mesma sede da afiliada da Rede Globo cearense) para comentar este drama de esmagamento geral da Globo sobre a TV do Nordeste entre os seus apresentadores. Infelizmente os diretores das duas emissoras cearenses não se deram de conta nem de separar o ambiente de trabalho da Globo local e da TV Diário (um erro).
A desgraça é que a Rede Globo na frente das suas câmaras é contraria as intolerâncias, e por detrás dos focos prega agressivamente a sua própria intolerância, numa hipocrisia jamais vistas em reconhecer os seus potenciais concorrentes. Está mais do que na hora de uma instituição pública de regulamentação do setor dos meios de comunicações tradicionais começar a intervir na pressão sofrida pela TV Diário ao massacre Global (se é que também já não foi comprada pela moeda do defunto Marinho).
Caso a TV Diário ceda as pressões, coitado do Edson Queiroz (fundador do Sistema Verdes Mares de Comunicação) que deverá estar se roendo por inteiro (esteja onde estiver) na dor de ver o seu projeto de conquista ser encolhido por forças ocultas globais sulistas. Ache bom ou ache ruim, a TV Diário vai abrir mesmo as pernas?, é isto!
Postagem publicada originalmente no ótimo BLOG RASTREADORES DE IMPUREZA.
NOTA DO EDITOR DO BLOG:
Faço minhas as palavras dos integrantes dos Rastreadores. Não concordar com o modelo de certos programas da TV Diário é uma coisa e não reconhecer a força de sua programação regional, principalmente o jornalismo é outra. Arrogância e prepotência são as palavras que melhor definem a “orientação” da “vênus platinada” (Globo). Caso o Sistema Verdes Mares acate sem estrebuchar mostra SUBSERVIÊNCIA e INCAPACIDADE, além de um grande PARADOXO. E a TV que estão implantando no Cariri não é para regionalizar embora saibamos que na grade de programação haverá espaço apenas para propagandas caririenses e os jornalísticos da manhã, meio dia e à noite?
2 comentários:
-
O sentimento de revolta cresce pelo Nordeste brasileiro: Boicote Nordestino a Rede Globo
Impulsionado pelo senso de revolta com a retirada do ar da TV Diário via satélite para todo o Brasil por conta das imposições, pressões, ameaças, censura e ditadura da sulista Rede Globo de Televisão uma humilde sugestão do doce leitor Anônimo do Blog dos RastreadoreS de ImpurezaS:
"PresSÃO... presSÃO... presSÃO...
Vou cancelar minha assinatura da TV SKY.
Vou cancelar minha conta da globo.com
Não visito os sites globo.com e nem leio as revistas e livros da editora globo.
Não compro nada anunciado na globo.
Eles tem o poder televi$ivo, nós temos o poder do controle REMOTO!"
Boicote Geral do Povo Nordestino as ações da Rede Globo no Brasil.
Por: RastreadoreS de ImpurezaS -
É sem dúvida, um grande desrespeito ao telespectador essa atitude da Rede Globo em exigir a retirada do sinal da TV Diário via satelite.
Desrespeito a nomes como Neno Cavalcante, Carneiro portela, ao pessoal que fazia o "Diário na TV" de segunda a sexta etc.
Apresentadores como Sebatião Belmino que apresentava um programa com a nossa cara, o nosso sotaque a nossa molecagem cearense com inteligência, bom gosto e muita simpatia.
Há muita gente boa que vai perder o emprego por causa de um simples capricho da Globo. Profissionais que atuam na área do esporte, do jornalismo, do humor e do entretenimento. É claro que alguns não farão a menor falta! ainda assim, não mereciam ter seus programas retirados abruptamente do ar.
A Globo não perde por esperar. Seus priviléios estão com os dias contados. Em dezembro deste ano, mais precisamente de 1º a 3, vai ser realizada em Brasília a 1ª Conferênia Nacional de Comunicação.
Depois desta Conferência a Rede Globo não será a mesma.
http://revistadobeto.blogspot.com.br/2009/02/globo-x-tv-diario-tv-verdes-mares-no.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário