O Domingo Espetacular da Rede Record fez hoje uma reportagem especial que mostra o descaso da indústria da música para com músicos que deram importantes contribuições à nossa cultura. Renato Rocha, que era baixista da banda Legião Urbana vive há 5 anos nas ruas e enfrenta a miséria diariamente depois de perder tudo o que havia conseguido conquistar com seu trabalho no Legião Urbana.
Ele perambula pelas ruas do centro do Rio de Janeiro carregando os poucos pertences pessoais que ainda possui em uma sacola plástica.
A equipe de reportagem da Record foi em Brasília e conseguiu contato com o pai dele para ver se haveria meios de ajudá-lo. Também procuraram Marcelo Bonfá e Dado Vilalobos, mas eles não quiseram se pronunciar sobre o motivo de não darem apoio ao colega de profissão que emprestou seu talento durante 4 anos ao Legião Urbana ao lado de Renato Russo, no período de 1984 até 1988.
Renato Rocha também reclama dos direitos autorais, pois segundo ele já não recebe mais nada pelas suas músicas na banda e quando recebe é muito pouco. Depois de sair do Legião Urbana ele se casou, mas também perdeu a mulher e os dois filhos que agora moram em Brasília, mas ele não tem mais contato.
É muito triste ver uma história destas, pois muitas bandas que hoje estão na mídia e tem seu espaço garantido, poderiam dar uma ajuda para ele conseguir voltar a tocar ou pelo menos fazer algumas apresentações especiais em apresentações de outras bandas -- o que por si só já serviria para Renato Rocha conseguir recuperar sua auto-estima e poder voltar a ter forças para trabalhar e reconquistar sua dignidade.
A reportagem do programa Domingo espetacular, programa exibido pela Record nas noites de domingo, encontrou o ex-baixista do grupo Legião Urbana, Renato Rocha morando na rua, no centro do Rio de Janeiro. A matéria foi ao ar ontem e causou grande mobilização nas redes sociais. Fãs da banda acusaram Marcelo Bonfá e Dado Villa Lobos, ex-integrantes do Legião, de terem abandonado o companheiro de grupo.O programa mostrou a relação do baixista com os demais membros da banda. "Eu tocava baixo e de repente percebi que seria mais legal a gente ter um baixista. Então, a gente chamou o grande Renato Rocha, fabuloso baixista, então comecei a cantar só", relata o compositor e vocalista Renato Russo, numa das imagens de arquivo utilizadas pela matéria.
O músico Renato Rocha fez parte da primeira formação da Legião Urbana, quando o grupo assinou contrato com a EMI em 1984. Participou dos três primeiros discos: Legião Urbana, de 1985; Dois, de 1986 e Que país é esse?, de 1987.
Bonfá defendeu-se das críticas, afirmando que teria tentando ajudar Rocha, "mesmo quando ele ainda era um músico ausente dentro da banda".
Em declaração dada ao portal R7, Bonfá afirma ainda que Rocha já esteve nesta situação outras vezes. "Ele aparece e depois some por anos. Cheguei a encontrá-lo na Barra (da Tijuca), pegando onda, na boa. Fiquei chocado ao ver a situação dele, claro. Mas o que eu posso fazer? Levantar e pedir para o Ecad (Escritório Central de Arrecadação de Distribuição) mandar o dinheiro direito para ele? As pessoas não entendem é que cada um é responsável pelo mundo que o cerca. Todo mundo carrega a sua cruz. Ninguém pode ajudar alguém, se essa pessoa não quer", afirmou o músico. Bonfá não falou diretamente com a reportagem do Domingo Espetacular.
Depois da matéria, o pai de Renato declarou que pretende ajudar o filho. Rocha é pai de um menino de 11 anos e de uma menina de 14, e já foi casado. O pai atribui o problema do filho às drogas.
Da reportagem do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
COMENTÁRIOS:
Tenho que ter cuidado com as palavras para nao ser mal interpretado....
Tem pessoas que não estão prontas para lidar com estrelato, fama, dinheiro e os excessos. Como o Filipe Seabra (Plebe Rude) deixou bem claro na reportagem (graças a Deus) o Negrete "tirou um bilhete premiado" ao ser chamado pra integrar a Legião Urbana e ele não soube aproveitar essa oportunidade. Ele não foi simplesmente expulso da banda, sua falta de comprometimento para com a banda levou a sua expulsão, quem acompanha a banda sabe muito bem do que eu estou falando. Não cabe ao Dado ou Bonfá serem mencionados aqui como pessoas que negligenciaram um ex colega de banda. O Negrete (Renato Rocha) é total responsavel pelo seu estado atual e cabe a sua falimia tentar resgata-lo isso se ele quizer se ajudado. Pra mim essa reportagem é puro sensacionalismo já que está pra sair os 3 longas da Legião: Eduardo e Monica, Faroeste Caboclo e Somos tão Jovens. Fiquei triste em saber da situação do Negrete não desejo isso pra ninguem. Lembrem-se que uma vez o Renato Russo mencionou em um show que está registrado no Disco 1 Como é Que Se Diz Eu Te Amo " A verdadeira Legiao Urbana São Vocês" ou seja cabe a nós preservar a imagem da banda. É mencionado por Negrete nessa reportagem que a banda nao se dava bem fora dos palcos, tenha dó né gente. Quem Tiver duvidas sobre isso coloca no youtube e você vai encontrar festas/aniversarios que os integrantes faziam em familia c/ as esposas e filhos em plena harmonia que inclusive é mencionado na musica "Um dia Perfeito. Conflito toda banda tem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário