quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O brasileiro é patriota ou hipócrita?



Qui, 03 de Dezembro de 2009 12:47
Por: Valdenio (autores.com.br)

Esse foi o questionamento feio por esses dias ao ver a repulsa dos brasileiros com um comentário de mau gosto do ator e comediante americano Robin Williams, que diz o Brasil ter ganhado a sede dos Jogos Olímpicos de 2016 por que enviou 50 strippers e meio quilo de pó. E essa não é a primeira vez que os brasileiros se indignam com as piadas relacionadas ao Brasil. Lembro em 2002 a polêmica gerada pelo episódio intitulado O Feitiço de Lisa, onde mostra um Rio de Janeiro repleto de traficantes, seqüestradores fortemente armados e moléstias.

O que não deixa de ser verdade as retratações e afirmações feitas. Os morros do Rio, a parte mais divulgada cinematograficamente, foram tomados pelo tráfico que manda e desmanda nas questões sociais, políticas e religiosas. Então, não é hipocrisia nossa pedir ou não aceitar que exibam isso?

Quantos de nós já assistimos filmes nos quais os maiores bandidos do mundo para fugirem da punição, viajam para o Rio? Mas por que sempre o Rio? O Rio é a característica mais explicita e marcante do Brasil. É lá onde o samba, as mulatas e as rivalidades futebolísticas estão mais latentes.

O Brasil é rico em belas paisagens, uma cultura diversificada e uma história rica em atos heróicos, mas não sei por que essa não é a visão tida e transmitida aos outros paises. E como não aceitar isso? Nossos políticos escondem dinheiros de propina em cuecas e meias, os traficantes dizimam a prostituição e o consumo de drogas, e o governo mesmo com dados, estatísticas e gravações de nada sabe.

Resolvi pesquisar o que é patriotismo para saber se temos motivos para não aceitar o nosso país ser chamado de corrupto com um governo cachaceiro. Descobri que ser patriota é defender seu país em todas as circunstâncias. Fica difícil então ser patriota, pois em se tratando de defesa não temos nenhuma.

Todos os dias milhares de drogas entram pela floresta amazônica, sem falar do contrabando das nossas espécies da fauna e flora, e comemoramos isso com samba, então por que ficarmos ofendido quando levamos o nome de corruptos? Sinceramente não entendo. Eu, brasileiro, vou ter que concordar com o general estrangeiro Charles de Gaulle que disse: “O Brasil não é um país sério”.

fonte:http://www.autores.com.br/2009120326998/Cronicas/Cronicas/o-brasileiro-e-patriota-ou-hipocrita.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário