sexta-feira, 16 de abril de 2010

ROBERTO CARLOS - Nosso Rei em Nova York


O pop star brasileiro Roberto Carlos durante seu show no American Airlines Arena de Miami, no sábado. Ele vem ao Radio City Music Hall neste fim de semana.

Publicado em: 15 de abril de 2010

ROBERTO CARLOS foi tão grande a presença da música pop durante tanto tempo que quando ele surgiu pela primeira vez, ele foi apelidado de "o Elvis Presley do Brasil" e depois abriu um show lá por Bill Haley e Seus Cometas. Mas, 50 anos, 120 milhões de discos e várias mudanças estilísticas mais tarde, ele é mais frequentemente descrito como "o Frank Sinatra da América Latina."

Sua "jovem guarda" álbum, de 1965.
Nenhum latino-americano já vendeu mais discos que Roberto Carlos, que irá realizar na sexta-feira e sábado à noite no Radio City Music Hall, parte de uma turnê norte-americana que envolve até um ano inteiro de eventos em comemoração de meio século como um artista de gravação. Peça a ele para explicar o segredo do seu sucesso a longo, e as sugestões de resposta ao seu caráter camaleão e gostos.

"Eu escuto e como todos os tipos de música, da bossa nova ao país, e de vez em quando eu vou tomar um risco", a cantora, que completará 69 na segunda-feira, disse em uma entrevista por telefone de sua casa em Rio de Janeiro. "Mas o rock n 'roll', que contratempo e que a instrumentação, está sempre no meu estilo, mesmo que suavizou um pouco."

Nascido Roberto Carlos Braga em uma pequena cidade no interior do Brasil, realizada pela primeira vez em uma estação de rádio local em 9 anos de idade. Inspirado por Presley e Little Richard, ele foi para o Rio como um adolescente, cantando e tocando guitarra para bandas com nomes como os Sputniks, até que conseguiu um contrato de gravação como artista solo.

Nessa fase inicial, como líder do que ficou conhecido como o movimento Jovem Guarda, Roberto Carlos teve alguns de seus maiores sucessos em versões cover de rock 'n' roll e pop hits como "Splish Splash", "Road Hog", " Unchain My Heart "," Alley-Oop "e" The Wanderer ". Mas por volta de 1965 ele começou a emergir como um compositor com um dom para adivinhar o que iria recorrer para o público de compra recorde, geralmente escrita com um amigo e companheiro de banda sua adolescência, Erasmo Carlos Esteves.

Essa parceria continua até hoje e já produziu mais de 500 músicas, dezenas dos quais também foram gravadas por outros artistas. críticos brasileiros gostam de comparar o duo de Lennon e McCartney, não só em termos de vasta produção, mas também por causa do contraste de estilo e bom gosto entre os dois homens.

"Eles não gastam muito tempo juntos que sair mais, mas há uma química quase perfeita entre eles", quando eles escrevem, disse Paulo Cesar de Araújo, autor da biografia "Roberto Carlos: em detalhe." Erasmo é mais difícil roll gumes, com rock 'n' pulsando em suas veias, enquanto Roberto tende a ser mais suave, mais romântica. "

Em meados da década de 1960, Roberto Carlos também começou a gravar em espanhol com um olho no mercado da vizinha Argentina. Mas, como ele evoluiu para um cantor romântico, gosta de Sinatra e Tony Bennett e boleros e outros estilos tearjerker Latina, sua popularidade explodiu e espalhou para o norte, todo o caminho para o México, que rivaliza com a de Julio Iglesias.

Desde os anos 70 a maioria das composições mais populares Roberto Carlos - como "Detalhes", "Amada Amante" e "Breakfast" - foram baladas românticas, e não roqueiros na veia de "Everything I Want to Go to Hell", um sucesso precoce ainda popular com bandas punk. "Amigo", outro grande sucesso, era o favorito do Papa João Paulo II, muitas vezes tocada durante suas visitas à América, algo que o cantor descobriu especialmente agradável. "Eu sou religioso, sou católico, eu gosto de mensagens", disse ele.

No entanto, mesmo quando ele está cantando uma melodia alegre, sua voz é impregnada de uma certa melancolia. Sua vida não foi fácil: ele perdeu parte da perna em um acidente de transporte ferroviário como uma criança, seu filho, Roberto Jr., é cego, e em 1999 sua terceira esposa, Maria Rita, a quem ele chamou o amor de sua vida e a inspiração para suas canções mais românticas, morreu de câncer aos 38.

Em algum momento durante os anos 90 Roberto Carlos também foi vítima de um transtorno obsessivo-compulsivo. Isso o impediu de cantar alguns de seus maiores hits, que contenham certas palavras que se tinha tornado um tabu para ele, como o "mal" e "mentira", e reforçou seu palco tiques, como aparece contra um fundo azul e sempre vestido de branco.

Mas em 2004 ele foi a público com o seu problema, dizendo a uma revista brasileira que "estava fazendo minhas manias me desconfortável", e anunciou que ele estava recebendo tratamento. Talvez como resultado suas performances têm parecia revigorado nos últimos anos.

"Eu sempre me senti confortável no palco e nunca pensei que o TOC messed comigo quando eu estava lá em cima ", disse ele quando perguntado sobre o problema. "É verdade que houve algumas músicas que eu não cantava em todos os outros e onde eu iria evitar uma palavra ou outra e tem que encontrar um substituto. Mas voltei a cantar muitos deles, e espero poder cantá-las todas. "

Seu estilo de vida permanece recluso, no entanto, a tal ponto que ele foi para tribunal, há alguns anos e tem um poder travar a distribuição da biografia do Sr. Araújo em razão da invasão de privacidade. Ele mora em um bairro da moda não especialmente no sopé do Pão de Açúcar e tão assiduamente evita shows, partidas de futebol e outros eventos públicos que, quando ele faz fora de risco, os resultados da cobertura jornalística.

"Eu sei que quando eu saio, vou ao encontro do carinho do público, e eu sou muito sereno sobre isso", disse. "Você tem que ver que de uma forma positiva. Mas todo mundo gosta de um pouco de privacidade, de ter sua liberdade, e eu tento conseguir isso também. "

Antes do mais recente projeto da turnê de aniversário de Roberto Carlos foi uma colaboração com Caetano Veloso em homenagem a bossa nova ao vivo a Antônio Carlos Jobim, emitido tanto como um CD e um DVD. Veloso, um dos fundadores do movimento tropicalista, é o favorito crítica, elogiado por suas tendências de vanguarda e da experimentação constante. Isso parece colocá-lo em um campo de estética diferente, mas ele cita Roberto Carlos como uma das suas maiores influências.

Em sua autobiografia, "Verdade Tropical", por exemplo, o Sr. Veloso chama Roberto Carlos "O Rei" e descreve-o como "a presença simbólica do Brasil." Ele também elogia alguns dos primeiros trabalhos de Roberto Carlos como igual aos Beatles e Rolling Stones, com a diferença que a banda funky do cantor original "estava mais perto de Motown ou James Brown do que um Inglês neo-rock 'n' roll do grupo."

Para Roberto Carlos, o projeto da bossa nova representou um retorno às suas raízes, que parecia augurar uma outra mudança estilística. "Foi um marco", disse Nelson Motta, compositor, produtor e autor que se lembra de vê-lo no início de sua carreira, quando foi rebaixado como um clone de João Gilberto, o inventor do reprimido, o estilo bossa nova muda de cantar .

"Você tem que ser muito bom, com grande talento, a ser criticado por isso", disse Motta. "É como ser acusado de ser uma cópia do Pelé quando você joga futebol. Roberto sempre teve esse temperamento bossa nova e voz, que continha coisa, mas porque os tipos de bossa nova rejeitado, ele passou para o lado rock. Ele esteve em uma longa recessão, com todos esses registros romântico e religioso, mas agora eu vejo ele reviveu e animado, e isso me deixa ansioso para ouvir o próximo registro de suas próprias canções. "

FONTES:
http://gentedemidia.blogspot.com/2010/04/roberto-carlos-nosso-rei-em-nova-york.html
http://www.nytimes.com/2010/04/16/arts/music/16carlos.html?scp=1&sq=Roberto%20Carlos&st=cse
TRADUÇÃO DO INGLÊS PARA O PORTUGUÊS:
http://translate.google.com.br/#

sábado, 10 de abril de 2010

OS 10 MAIORES VENCEDORES DO OSCAR


Seleção dos Dez maiores Vencedores de statuetas do OSCAR!