quarta-feira, 16 de setembro de 2009

BLOG ESPÍRITA DO JORNAL O POVO


A Doutrina Espírita orienta para o autoconhecimento
Postado em 12 de julho de 2009 por Janio Alcantara

http://blog3.opovo.com.br/conexaoespirita/a-doutrina-espirita-orienta-para-o-autoconhecimento/

Somente com autoconhecimento, o ser evolui.

No básico e clássico “O Livro dos Espíritos” (1857), o Espírito Santo Agostinho trouxe uma mensagem referindo-se ao AUTOCONHECIMENTO na longa resposta à pergunta 919-a de Allan Kardec: “O conhecimento de si mesmo é, portanto, a chave do progresso individual…Com este objetivo é que ditamos “O Livro dos Espíritos”.

Em 1950, foi lançado o livro “O Consolador“, Ed. FEB, onde o Espírito Emmanuel responde a diversas questões, através do médium Chico Xavier. Emmanel frisa ao sagrado conhecimento de si mesmo. Eis:

“Como nos tempos mais recuados das civilizações mortas, temos de reafirmar que a maior necessidade da criatura humana ainda é a do conhecimento de si mesma.”

“O homem da Terra tem sido muito lento na solução do problema do seu conhecimento próprio.

Isso é explicável. Somente agora, a alma humana poderá ensimesmar-se o bastante para compreender as necessidades e os escaninhos da sua personalidade espiritual.

Antigamente, a existência do homem resumia-se na luta com as forças externas, de modo a criar uma lei de harmonia entre ele próprio e a natureza terrestre. Muitos séculos decorreram, até que lobrigasse a conveniência da solidariedade para enfrentar os perigos comuns. A organização da tribo, da família, das tradições, das experiências coletivas, exigiu muitos séculos de luta e de infortúnios dolorosos. A ciência das relações, o aproveitamento das forças materiais que o rodeavam, não requisitaram menor porção de tempo.

Agora, porém, nas culminâncias da sua evolução física, o homem não necessitará preocupar-se, de modo tão absorvente, com a paisagem que o cerca, razão pela qual todas as energias espirituais se mobilizam, nos tempos modernos, em torno das criaturas, convocando-as ao sagrado conhecimento de si mesmas, dentro dos valores infinitos da vida.”

Posts relacionados
Livro indicado para todos, inclusive os médiuns
O Pai da Homeopatia e a Doutrina Espírita
Deus, o 1° Princípio
Espiritismo, espécie do gênero Espiritualismo
O irmão tempo ajuda no auto-aperfeiçoamento
Subscreva o feed RSS 2.0 para comentários.

Comente, ou utilize o link abaixo para fazer o trackback no seu site.
http://blog3.opovo.com.br/conexaoespirita/a-doutrina-espirita-orienta-para-o-autoconhecimento/trackback

Comentários
Adriana
em 14 de julho de 2009
Jornal O Povo tá de parabéns!! Devido ao meu tempo corrido, não conhecia esse espaço sobre o Espiritismo. simplesmente fantástico, mais uma forma de divulgação dessa belíssima doutrina.
Muita luz e paz a todos da equipe O Povo.

Janio Alcantara
em 14 de julho de 2009
Adriana,
Grato pela visita registrada. Quando fui convidado pela direção de O Povo Digital, o bbjetivo é esse que vc captou: divulgar os eventos espíritas no Ceará e os princípios básicos da Doutrina dos Espíritos a neófitos, veteranos estudiosos e não-espíritas, com indicação de livros, videos etc.
Paz e Bem!

ROGERIO SANTOS
em 14 de julho de 2009
PARABÉNS AO JORNAL EM MANTER TAMBÉM ESTA COLUNA; SEMPRE É DIFERENTE E MAIS INSTRUTIVA DO QUE AS QUE SE DEDICAM À “FOFOCAGEM”, VEJA-SE A DE LÚCIO BRASILEIRO…

Janio Alcantara
em 14 de julho de 2009
Caro Rogério,
Grato pela sua visita e pela maneira gentil que vc se reporta ao Blog Conexão Espírita.
É muito importante a decisão de O Povo Digital abrigar a diversidade e a pluralidade de forma que a comunidade possa se fazer representar neste Portal.
Paz e Bem!

Inserir comentário
Nome (obrigatório)


E-mail (não será publicado) (obrigatório)


Website
____________________________________________
Espírito apareceu ou não em foto de celular?

Postado em 15 de setembro de 2009 às 10:29 por Janio Alcantara


Foto tirada espontaneamente de um celular mostra rosto de uma pessoa falecida há 3 meses


Rosto foi identificado como uma mãe de uma médica que faleceu há 3 anos

Em Teresina/PI, um juiz de direito estava numa clínica de fisioterapia e tirou algumas fotos suas, a partir de um celular. Eis que em uma das fotos, atrás do magistrado, há um semblante de uma senhora. Na clínica, o rosto da senhora foi identificado como sendo o da mãe de uma médica, falecida há 3 anos. A foto foi periciada e não há indício de adulteração ou fraude.

Abaixo, segue um trecho de um programa da tv piauiense que mostra como tudo ocorreu, inclusive as explicações de um perito criminal.



As fotos acima e a reportagem podem causar sensações (para não dizer “sensacionalismo”) ou rejeições dogmáticas (para não dizer “preconceitos” religiosos e/ou científicos), mas o que importa é pensar, refletir:

“O que ocorre e para onde pode ir a alma das pessoas que morrem para o plano físico?”

“É possível um Espírito ser fotografado????” (E isto significa “relacionar-se com nós “vivos”)

“Como explicar a “manifestação” daquele ser no local de trabalho da filha que deixou na Terra?”

São muitos questionamentos que a leitura e o estudo da Doutrina dos Espíritos podem clarear. Ante a veracidade da foto, tire suas próprias conclusões. Paz e Bem!

Categoria: Mediunidade, Princípios Básicos, Video | Comentários: Comente
Posts relacionados
Pré-existiu, existe e existirá
“Não acrediteis em todos os médiuns”
Os mistérios e o pensamento, segundo Shakespeare
O que é Transcomunicação Instrumental?
Música espírita no Theatro José de Alencar

Patrick Swayze passa à condição de Espírito

Postado em 15 de setembro de 2009 às 1:02 por Janio Alcantara


Versão especial em DVD, com dublagem em português

Após 20 meses enfrentando um câncer de pâncreas, o corpo do ator texano PATRICK Wayne SWAYZE pereceu nesta Segunda-feira 14, aos 57 anos de idade. Sua essência está se manifestando numa outra dimensão.

A partir de agora, Patrick poderá experimentar o quanto a Arte imita a Vida, uma vez que ele já havia interpretado um espírito no sucesso “GHOST – DO OUTRO LADO DA VIDA” (1990), dirigido por Jerry Zucker (co-diretor, co-roteirista, co-produtor e ator da sátira “Apertem os cintos o piloto sumiu” – “Airplane” – 1980). Patrick é Sam, noivo de Molly – interpretado por Demi Moore – e que se descobre “morto” após um assalto.

O filme não é espírita, mas tudo indica que o roteirista Bruce Joel Rubin se baseou nos relatos universais, canalizados por médiuns. Descontados os momentos da maneira hollywoodiana de transpor para a telona um roteiro de cinema, tudo o mais que se passa pode ser perfeitamente explicado dentros dos princípios que compõem a Doutrina dos Espíritos. Desde a inconsciência do estado de desencarnado, passando pelo charlatanismo inicial de Oda Mae- vivido de forma memorável por Whoopi Goldberg – até chegar na ascenção do Espírito à dimensão mais sutil.

Sugiro a quem está estudando a Doutrina Espírita reassistir ao filme “Ghost” e tentar descobrir como o Espiritismo explicaria os fatos vividos por Sam, Molly e Oda Mae.

Curiosidade: Todas as locações externas de “Ghost” se passam na cidade de Nova York – mais precisamente nos bairros de Manhattan e Brooklyn.

Categoria: DVDs, Princípios Básicos | Comentários: Comente
Posts relacionados
Continuidade do Amor
O irmão tempo ajuda no auto-aperfeiçoamento
Sobre Joanna de Ângelis
Entendendo sobre imortalidade na morte
O maior evento espírita do Estado do Ceará

O que mais importa: o meio de transporte ou o local de destino?

Postado em 7 de setembro de 2009 às 22:34 por Janio Alcantara



Livro "Os Prazeres da Alma" (2003), da Boa Nova Editora

“Os livros ou as obras literárias podem muito nos ajudar, desde que não os elejamos como a verdade. A verdade não está na conceituação das palavras ou textos que se lêem, mas nas experiências que podemos ter com ela e a partir dela.

Por exemplo, estas páginas podem ser comparadas a uma “jangada” que nos transporta sobre as águas de uma margem para a outra; todavia, quando chegamos ao outro lado do rio, devemos buscar “horizontes” só nossos, e não nos prender obstinadamente ao meio de transporte que nos conduziu. Atingida a outra margem, precisamos ir mais além e não “olhar para trás”, mas “caminhar despertos e desapegados”, seguindo o próprio ritmo existencial em busca da Verdade.”

—————————————————————————

O trecho acima, com grifos meus, consta do prefácio do livro “Os Prazeres da Alma – uma reflexão sobre os potenciais humanos”, de autoria do Espírito Hammed, através da mediunidade psicográfica de Francisco do Espírito Santo Neto, vinda à lume, em 16/Out/2002, em Catanduva/SP.

A partir do que escreveu Hammed (um dos autores espirituais que mais gosto por possuir linguagem acessível), lembro que os livros espíritas podem nos ajudar e muito, mas é preciso ir além da leitura e buscarmos viver os conceitos aprendidos, vivenciar as experiências e buscar novos horizontes para nós mesmos.

Assim, é preciso termos o cuidado de não nos encantar com a “jangada”-Doutrina Espírita” esquecendo de experimentar os horizontes que o “meio de transporte”-Espiritismo nos descortina. O que estamos fazendo de “posse” de todos os princípios de que se compõem a Doutrina dos Espíritos??? O que estamos fazendo uma vez que chegamos do outro lado da margem do conhecimento???

Categoria: Hammed, Livros, Reflexões | Comentários: Comente
Posts relacionados
Fábulas de La Fontaine podem nos inspirar ao Bem
Energia da caridade nos harmoniza
Passe: Antes, durante e depois do Cristo
Pensadores famosos citaram a reencarnação
Dogma, os Espíritos e os espíritas

20 anos do Grupo LEMA

Postado em 6 de setembro de 2009 às 13:27 por Janio Alcantara

Dica para quem gosta de teatro espírita, com direito a duas peças por noite, no Sábado 19 e no Domingo 20/Set, no Teatro Marista Cearense. É o LEMA – Grupo Espírita Leopoldo Machado comemorando 20 anos de atividades, coordenado pelo ator, diretor e roteirista Reginauro Sousa. Informações e vendas de ingressos pelos telefones: 88399318- 32124268.

Memórias de um Suicida


Camilo Cândido Botelho, ilustre romancista, vê-se atormentado pela escuridão que uma súbita cegueira lhe impõe e, desesperado, precipita-se no abismo do suicídio. Só que a morte não extingue a vida, e ele se depara com uma realidade ainda mais dolorosa do que a anterior. Surpreendido por um grupo de criaturas sinistras, vê-se em meio a outros suicidas, sofrendo as mais penosas agressões. A partir daí, é hora de procurar ajuda e encontrar o caminho da superação. A trama é uma adaptação do romance Memórias de um Suicida, eleito, em 2000, um dos dez livros espíritas mais importantes do século XX.

Louco é tu


Nilson é um psiquiatra que vivencia uma regressão espontânea, em meio a suas sessões de atendimento. A partir daí, passa a se considerar Sigmund Freud reencarnado. A avaliação dos colegas de trabalho levam-no a ser internado no hospital onde trabalha. Mesmo como paciente, continua a diagnosticar os problemas dos que se tornaram seus colegas de internamento. A diferença é que ele passa a considerar também causas espirituais para a loucura. Em particular, Nilson dedica-se ao caso de Elisa, uma garota de 25 anos que surta no dia em que se graduava e passa a encarar seu pai como um inimigo mortal. Oito atores dão vida a trinta personagens, numa trama dinâmica e envolvente, que perpassa o drama e a comédia. A busca pelo rigor científico na abordagem não deixa de recorrer a uma poética singular e a uma boa dose do humor moleque da cultura cearense. Louco É Tu sugere um outro olhar sobre a mente humana, inspirado nos princípios espíritas.

O Mistério dos Remedios Homeopáticos


Final do século XIX, interior de Minas Gerais, uma cidadezinha chamada Sacramento, um colégio de nome Allan Kardec, os remédios homeopáticos fabricados mediunicamente pelo professor Eurípedes Barsanulfo para ajudar os pobres doentes da região estão sumindo misteriosamente. A justiça do povoado não o ajuda, pois acredita que sua caridade não passa de charlatanismo. Para resolver o problema ninguém a não ser uma das alunas mais problemáticas da escola, Mônica, que entre resmungos e petulâncias, vai teimar em seguir cada caco de pista espalhado pelos habitantes do colégio até chegar nos remédios, quer dizer, na verdade.

Deus


No palco, a Gênese. Do Big Bang ao surgimento do homem, a evolução do Universo, intensa e dinâmica, reconstruída através de efeitos de luz, som e expressão corporal que reproduzem o desenvolvimento da vida na Terra. A busca por compreender a marcha do Cosmos suscita o debate entre duas figuras enigmáticas. De um lado, um materialista convicto de suas idéias argumenta vigorosamente contra qualquer conceito relacionado a divindade. Do outro, um ser enigmático, oculto por trás de sua máscara, disposto, acima de tudo, a questionar e desconstruir idéias cristalizadas. Em meio ao debate, lembranças de dor, paisagens sofridas e as motivações mais profundas do homem vêm à tona, conduzindo o conflito a rumos absolutamente inesperados. O espetáculo extrapola os limites do lugar comum e se concebe na sobreposição de elementos dramáticos diversos, que compõem um todo harmônico e envolvente para o espectador. Uma peça para mexer com seus conceitos.

Categoria: Eventos | Comentários: Comente
Posts relacionados
Amor à Vida: Encarando o sofrimento com fé
A ajuda que vem da Espiritualidade
Espetáculo volta dois mil anos para falar do Amor
Por onde começar?
Canal espírita de TV via-satélite

Espiritismo, espécie do gênero Espiritualismo

Postado em 5 de setembro de 2009 às 21:18 por Janio Alcantara



Livro importante para um estudo mais consciente do Espiritismo



“O ESPIRITISMO E AS DOUTRINAS ESPIRITUALISTAS“, do confrade baiano Deolindo Amorim (1906-1984) foi escrito em 1957, em homenagem a Léon Denis (1846-1927). É um dos livros mais preciosos para aqueles que querem estudar e comparar a Doutrina dos Espíritos com tradições do ocultismo oriental (Rosacruz, Cabala, Teosofia etc.), com a moral cristã trazida pelo Evangelho e com a Umbanda. Se todas religiões são espiritualistas, nem tudo é Espiritismo. Para o espírita, a experimentação mediúnica é uma necessidade, um “meio” indispensável e não propriamente como “fim”. O fenômeno mediúnico é a prova objetiva da imortalidade da alma – já não é mais uma mera crença teológica. A Doutrina codificada por Allan Kardec é mais racional do que mística, mais experimental do que metafísica. Se relacionarmos a Doutrina dos Espíritos com as demais religiões cristãs, observamos 3 princípios concordantes:

1°) Deus, como o início de Tudo; 2°) a imortalidade do Espírito após a morte; e 3°) a aceitação da moral de Jesus.

A leitura da obra de Deolindo (pai do jornalista Paulo Henrique Amorim) é mui rica para alicerçar o conhecimento espírita.

Categoria: Allan Kardec, Livros, Mediunidade, Princípios Básicos | Comentários: 2 Comentários
Posts relacionados
A partir do início
Espiritismo e Espiritualismo vs. Materialismo
O maior evento espírita do Estado do Ceará
XIII CONECE: Programação completa
O Espiritismo adota a Moral Crística

Somos pontes de arco-íris entre a Terra e o Céu

Postado em 4 de setembro de 2009 às 7:32 por Janio Alcantara



Chakras alinhados: harmonia física, emocional, mental e espiritual


DVD importado, com imagens incrivelmente fantásticas

O video não é espírita mas é o melhor que conheço sobre o papel de cada “centro de força” que todos possuímos nos corpos sutis da alma. Os orientais chamam de “chakras”.

Por isto, recomendo assistir o instrutivo e inspirador video “THE ILLUMINATED CHAKRAS”, com texto de ANODEA JUDITH e arte computadorizada de seu filho Alex Wayne, o vencedor do prêmio “melhor animação” no Festival de Filmes de Nova Iorque, em 2004. As imagens são mui belas, ao lado da trilha sonora de Robin Silver.

Além do idioma original inglês, o filme é dublado em francês, alemão, italiano e espanhol. Já tive a chance de assistir ao DVD original, falado em espanhol, com imagens e som impressionantes. Música e arte computadorizada perfeitas. Por isto, alerto que as imagens e o áudio deste video no YouTube frustram por ter uma qualidade mui precária, mesmo legendado em português. Vale a pena buscar assistir ao DVD.

Eis os links do YouTube:

PARTE 01

PARTE 02

PARTE 03


Estudemos para sermos melhores instrumentos. Afinal, “VIVER É AFINAR O INSTRUMENTO”.

Categoria: Video | Comentários: Comente
Posts relacionados
O que é Transcomunicação Instrumental?
O irmão tempo ajuda no auto-aperfeiçoamento
Para quem tem medo da morte
Cantando a Paz…pela Paz
Poema da Gratidão

Sobre Joanna de Ângelis

Postado em 1 de setembro de 2009 às 9:28 por Janio Alcantara


Pintura da Sóror Joana Angélica, hoje Espírito Joanna de Ângelis, mentora do médium Divaldo Franco

No dia 19 de Fevereiro de 1882, desencarnava, sob golpes de baioneta, por soldados portugueses, quando defendia o Convento da Lapa em Salvador/BA, a Sóror JOANA ANGÉLICA DE JESUS, aos 60 anos de idade. Ela se transformou num símbolo da resistência dos brasileiros na luta contra o inimigo português. Conta a história que a religiosa, ao tentar impedir a invasão, disse: ”Ninguém entrará no convento, a menos que passe por cima de meu cadáver”. Nesse instante, uma baioneta atravessou o peito da religiosa e Joana Angélica caiu morta.

Por volta de 1947, o médium baiano DIVALDO PEREIRA FRANCO (05/05/1927 – ), recebeu diversas mensagens assinadas por diversos Espíritos, dentre eles, JOANNA DE ÂNGELIS (a mesma Sóror), que durante muito tempo apresentava-se como “Um Espírito Amigo“, ocultando-se no anonimato, à espera do instante oportuno para se identificar. Joanna de Ângelis revelou-se como orientadora espiritual de Divaldo escrevendo, por seu intermédio, inúmeras mensagens, nu m estilo de profunda sabedoria e infinito amor que conforta as pessoas necessitadas. Em 1964, Divaldo, sob orientação do Espírito Joanna, selecionou várias mensagens de autoria desta e reuniu-as no livro MESSE DE AMOR, que se tornou o 1° livro psicografado por Divaldo. Hoje, o médium já conta com 202 títulos publicados.

CURIOSIDADE:
As várias versões sobre os motivos da atitude de Joana Angélica são encenadas e comentadas por historiadores num misto de documentário e encenação realizado como filme-piloto da série de televisão “Gesto Histórico”, imaginada por WALTER LIMA JR. e o historiador Manoel Maurício. O projeto não teve continuidade e este filme nunca chegou à televisão comercial, embora tenha ficado como modelo de uma investigação audiovisual sofisticada sobre a História do Brasil, com apoio da EMBRAFILME. O telefilme JOANA ANGÈLICA foi rodado em 1979, dirigido por Walter, com 58min de duração. Joana Angélica foi interpretada por MARIA FERNANDA (filha da escritora Cecília Meireles). No elenco, também estava WALMOR CHAGAS. Em 1981, a obra foi premiada com melhor, filme, direção, roteiro e fotografia no Festival Nacional de Filmes para a Televisão.

Quem quiser ler uma excelente crítica da época, CLIQUE AQUI. Torçamos para que um dia alguém se lembre e o torne público!

Categoria: Divaldo Franco | Comentários: Comente
Posts relacionados
O Espiritismo adota a Moral Crística
Espetáculo volta dois mil anos para falar do Amor
Continuidade do Amor
Consciência, fagulha de luz divina
Amor e alegria baseados em fatos reais

Grupo LEMA: Teatro espírita de qualidade

Postado em 30 de agosto de 2009 às 22:55 por Janio Alcantara


Grupo LEMA, diretamente de Fortaleza, fazendo o melhor do teatro espírita cearense

Categoria: Eventos | Comentários: 1 Comentário
Posts relacionados
20 anos do Grupo LEMA
Canal espírita de TV via-satélite
Música espírita no Theatro José de Alencar
ÉTICA é o tema da 7ª edição de Teatro Transcendental
Desdobramentos da Doutrina Espírita

Dia de comprar BigMac

Postado em 28 de agosto de 2009 às 22:15 por Janio Alcantara


Vamos ajudar a construir um hospital digno prás crianças

ASSOCIAÇÃO PETER PAN: eis uma instituição séria e com o nobre objetivo de construir um Centro Pediátrico do Câncer. Por isto, neste Sábado 29, vamos comer bastante BigMac em todas as lojas MacDonald’s!

Categoria: Eventos | Comentários: Comente
Posts relacionados
Encontro entre médiuns espíritas
ÉTICA é o tema da 7ª edição de Teatro Transcendental
Desdobramentos da Doutrina Espírita
A Doutrina Espírita orienta para o autoconhecimento
Como viveremos do “lado de lá”

Pensadores famosos citaram a reencarnação

Postado em 24 de agosto de 2009 às 11:19 por Janio Alcantara



Santo Agostinho (354-430):

“Não teria eu vivido em outro corpo ou em outra parte qualquer,antes de entrar no ventre da minha mãe?” (“Confissões“, I, cap. VI).

Voltaire (1694- 1778):

“É tão surpreendente nascer duas vezes como uma; tudo é ressurreição na natureza” (“La Princesse de Babylone“).

Honoré de Balzac (1799-1850):

“Temos de viver novas existências, até chegar ao caminho onde a luz brilha. A morte é a estação desta viagem” (“Seraphitis-Seraphita”).

Categoria: Princípios Básicos | Comentários: Comente
Posts relacionados
Livro e filme levam à reencarnação
A Doutrina Espírita orienta para o autoconhecimento
Deus, o 1° Princípio
Por onde começar?
Amor à Vida: Encarando o sofrimento com fé
Page 1 of 8

http://blog3.opovo.com.br/conexaoespirita/a-doutrina-espirita-orienta-para-o-autoconhecimento/

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Vem aí o 3º GEAL Arte Espírita - dia 13/09/2009 das 14:30 hs às 17:25 hs no Grupo Espírita Ave Luz


3º GEAL ARTE ESPÍRITA
Dia: 13 de Setembro de 2009 (Domingo)
Horário: Das 14h30min às 17h25min
Com o tema FAMÍLIA.

PARTICIPAÇÕES:

Grupo Arte e Luz (Teatro)
Chiquinho Rodrigues (Música)
Espírito de Arte (Música e Teatro)
Teatro de Bonecos Riso de Deus (Teatro)
Luis Verão (Música) e Grupo AME (Música).

Local: GRUPO ESPÍRITA AVE LUZ – GEAL
(Avenida A, Nº 220 – Lot. Nova Fortaleza – Jangurussu - Fortaleza – CE)
**Informações: (85) 3269-3938 / 8760-2065
**Realização:
Grupo Espírita Ave Luz

**Promoção:
Federação Espírita do Estado do Ceará
Coordenação de Artes
União Distrital Espírita 5

EQUIPE PROGEAL
"Contribuindo com o Movimento Espírita Cearense"
--

Grupo Espírita Ave Luz - GEAL
Fundado em 18 de Abril de 1992
"Deus, Cristo e Caridade"